![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxvgd-c0TysT7HEKR2HtcopNFzSyQiM2agXgB1jljZ-Y6E-9OJ9VJiOUO0DP4giAIwULyWxW5ukI22TVvaJ0mlSR2IHMUXOJiE5QxU7lo98FCCRAXkM55RAOQBjZDhX-SfLMOjLk6Zh4M/s400/13erue7deadlysins%5B1%5D.jpg)
Os 7 pecados mortais
Luxúria: é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. Também pode ser entendido no seu sentido original: "deixar-se dominar pelas paixões".
Consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, obscenidade e sensualidade.
Gula: é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida ou intoxicantes. Este pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querendo ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça.
Avareza (Ganância): é um sentimento humano negativo, que é caracterizado pela vontade de possuir somente para si próprio tudo o que existe. É um egoísmo excessivo direccionado, principalmente, à riqueza material, nos dias de hoje, pelo dinheiro. Diz-se que é o pecado mais TOLO, por se consolidar apenas em possibilidades.
Preguiça: é um pecado caracterizado pela pessoa que vive em falta de capricho, de esmero, de empenho. Vive em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza. Tudo isto a leva à inactividade acentuada. Aversão do trabalho, frequentemente associada ao ócio ou lazer e à vadiagem.
Ira: é o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio e rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. A ira torna a pessoa furiosa, descontrolada, com o desejo de destruir aquilo que provocou a sua ira. Consome não só as pessoas a quem a ira está voltada, mas também consome a pessoa que possui essa ira, perdendo o total controlo da sua mente, ou pensamentos.
Inveja: é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exactamente o que a outra pessoa tem (tanto podem ser coisas materias, como qualidades ou personalidades de uma pessoa) e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem a mesma. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.
Orgulho: é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou sentimento elevado de dignidade pessoal. A palavra orgulho é empregada juntamente com as palavras soberba e arrogância, ou mesmo egoísmo.
Há quem classifique o orgulho como sendo um sentimento exagerado quando se torna num tipo de satisfação incondicional ou quando os próprios valores são superestimados, acreditando ser melhor ou mais importante do que os outros.
Na minha opinião, cada pessoa tem um bocado de cada pecado em si. Toda a gente já sentiu orgulho, inveja, ira, preguiça, já fomos golosos, já fomos gananciosos, até já sentimos o prazer da luxúria.
Simplesmente cada pessoa sente de maneira diferente. Pois há quem sobrecarregue mais ou um pecado ou outro. Mas não chegamos, no geral, ao exagero de orgulharmo-nos tanto pelo que fazemos, tornando-nos demasiado arrogantes, ou invejamos ao ponto de querermos tirar tudo o que não temos a quem tem, ou descontrolarmo-nos o suficiente para destruir quem ou o que nos provocou esse sentimento de ira ou raiva, ou somos preguiçosos, acomodando-nos até não fazermos nada da nossa vida, ou darmos tanto valor aos bens materiais, consequentemente, o dinheiro, ao ponto de roubar (ok, não vamos falar aqui dos nossos queridos políticos ou mesmo de assaltantes e por aí diante), não somos golosos ao ponto de cairmos num buraco maior do que o mundo, ou desejarmos tanto, sexualmente ou não, algo ou alguém, deixando-nos levar e deixar tudo o resto para trás.
Tudo isto pode acabar por destruir vidas. E, mais uma vez, na minha opinião, acho que, na grande maioria da população mundial, nós não somos burros ou estúpidos a este ponto, ao ponto de virar as costas à vida e ir atrás de um sentimento ou desejo revoltante, destrutivo e, mesmo, descontrolado.