domingo, 23 de maio de 2010

Pac-Man


Quem é que nao conhece o jogo 'Pac-Man'?
Só alguém muito inculto, só alguém de outra ERA!
O jogo 'Pac-Man' celebrou há 2 dias atrás o seu trigésimo aniversário.
Muito (pouco) resumidamente, há 30 anos atrás, no ano de 1980, um génio designer, Toru Iwatani, decidiu criar um jogo que se parecesse com um desenho animado, completamente diferente dos jogos que existiam nesse tempo, que envolviam somente tiros.
Parece que a ideia da imagem do Sr. Pac-Man veio de uma simples pizza sem uma fatia, que lembrava uma boca aberta. Nada mais simples do que isto.
O conhecido personagem amarelo foi baptizado de Puckman, e mais tarde de Pacman, que, no jogo, tinha como objectivo comer todas as 'pastilhas', evitando os 4 fantasmas, Blinky, Pinky, Inky e Clyde. Há que admitir que o grandioso dia 21 de Maio de 1980 mudou a infância, ou adolescência, ou mesmo velhice, da população mundial.
Claro que, 2 anos depois, devem ter vindo umas mulheres invejosas chatear a empresa criadora do Pacman, e terem discutido o facto de só haver um personagem masculino para o jogo. Pois então, lá fizeram a vontade ás senhoras e, assim, nasce a nossa Ms. Pacman, semelhante ao original, mas com uns lábios pintados de um vermelho picante.
Isto não podia ficar por aqui. Parece que afinal os putos também não ficaram satisfeitos. Tinham um Pac-Man, uma Ms. Pacman, então e porque não um filho? Um Pacman Júnior?
Mais uma vez não quiseram deixar os seus clientes e jogadores insatisfeitos, e criaram, assim, o Pac-man Jr., semelhante, também, ao original Pacman, mas com um boné com uma hélice em cima.
Assim, deixaram todas as gerações satisfeitas.
Porque, mesmo apesar da sua idade já madura, o jogo continua a triunfar entre tudo e todos, fazendo questão de permanecer na vida do mundo inteiro, durante mais uns valentes 30 anos. Pois esperemos que sim!
Hoje em dia, vejo aparecer jogos de todos os tipos, diariamente. Mas, no entanto, não vejo nenhum permanecer nem fazer-se conhecer mundialmente, como o Pac-Man.
Os meus mais do que sinceros PARABÉNS!


P.S.: Deixo aqui um agradecimento ao Google por ter criado e disponibilizado uma versão do jogo no lugar do seu tradicional logotipo, em homenagem ao seu 30º aniversário. Obrigado por terem deixado desfrutar, mais uma vez, do amado Pac-Man.

1 comentário: