quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dia 10


Hoje, dia 10 de Junho, é dia de muita coisa.
Dia de Portugal, pois é um feriado municipal, escolhido pela sua população, no decreto que foi publibaco no dia 12 de Outubro de 1910, após a Proclamação da República Portuguesa.
Dia de Camões, pois foi o dia da morte deste grande génio da pátria, poeta e escritor, autor d'Os Lusíadas (eu não sou FANÁTICA pela famosa saga Twilight, mas, enquanto que os estudantes dos outros países são 'obrigados' a ler um dos seus livros para Português, ou seja, o Inglês deles, nós temos o famoso calhamaço 'lusidíaco' que adormecemos a ler. Pois é muito justo, sim senhor).
Dia da Raça e Dia das Comunidades, tendo sido, inicialmente, inaugurado no Estádio Nacional do Jamor, em 1944, em memória das vítimas da Guerra Colonial Portuguesa. E a partir de 1963, tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas.

Assim, converteram estes dias todos no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Podiam era separar estes dias todos, um em Abril, por exemplo e outro em Fevereiro ou assim, pois, infelizmente, estes meses não têm basicamente feriado nenhum. Os estudantes agradeciam porque não tinham aulas, e quem trabalha para os serviços públicos também certamente ficaria agradado com mais 2 dias de feriado durante a semana. Isso é que era de valor. Agora juntar 3 'celebrações' num só dia... Bah! A isso chama-se batota, meus caros.

Sem comentários:

Enviar um comentário