sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago


José Saramago foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português. É, literalmente, um homem de sete ofícios; foi premiado com o Nobel de Literatura de 1998, ganhou, também, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.
Saramago tinha o seu próprio ritmo e estilo, usando a pontuação de maneira não convencional. Não havia travessões nas suas obras para separar os diálogos, sendo fácil (para o leitor) confundir um simples pensamento com uma fala; muitas das suas orações ou frases ocupam mais de uma página, visto que o escritor usava vírgulas onde outros autores utilizariam pontos finais ou mesmo parágrafos, o que nem torna uma leitura mais difícil se o leitor se habituar facilmente ao seu ritmo.
"Dificílimo acto é o de escrever, responsabilidade das maiores. (...) Basta pensar no extenuante trabalho que será dispor por ordem temporal os acontecimentos, primeiro este, depois aquele, ou, se tal mais convém às suas necessidades do efeito, o sucesso de hoje posto antes do episódio de ontem, e outras não menos arriscadas acrobacias. (...)"

- Saramago, A Jangada de Pedra, 1986
José Saramago nasceu a 16 de Novembro de 1922 e faleceu hoje, dia 18 de Junho de 2010. Faleceu com 87 anos.
"Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia mais."
- José Saramago

1 comentário:

  1. Boas Joana!!!

    Olha tens aki um blogue altamente, muito original e com temas interessante.

    Olha uma pergunta:Vaisver os Rise Against no coliseu???


    SAO BRUTAIS!!!!

    ResponderEliminar